Prefeitura de Guimarães se prepara para Campanha contra Poliomielite e Sarampo

A Prefeitura de Guimarães, por meio da Secretária Municipal de Saúde, realizará entre os dias 06 de agosto a 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, destinada às crianças de 1 ano a 5 anos incompletos, faixa etária mais suscetível à doença.

Todas as crianças devem receber as doses da vacina que estará disponível de segunda à sexta-feira no Posto Bom Samaritano na Sede. Para os povoados da zona rural, a vacinação ocorrerá de acordo com um cronograma a ser divulgado pelas Estratégias de Saúde da Família e informado pelos agentes de saúde de cada localidade.

No dia 18 de agosto (um sábado) será realizado o dia D no Posto de saúde Bom Samaritano e no Posto de saúde do Cumã das 8h às 17h para a imunização do público prioritário da campanha. É importante que pais ou responsáveis levem as crianças independentemente da sua situação vacinal, pois é importante checar se a caderneta está atualizada.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de levar o cartão vacinal.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF, após uma queda em 2016, os casos registrados de sarampo e poliomielite aumentaram em todo o mundo no ano passado. Como são doenças transmissíveis, que têm na vacina sua forma de prevenção, a baixa cobertura vacinal em alguns países contribuiu para a alta.