Cidadania

Abertas inscrições para cursos de gestão de microempresas e guia de turismo local

Com a finalidade de qualificar os vimarenses e melhorar o ambiente de negócios em nosso município, a prefeitura de Guimarães em parceria com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA promove os cursos de gestão de microempresas e guia de turismo local.

Os cursos serão certificados pelo IEMA e terão duração de dez semanas, no total de cento e sessenta horas. As inscrições ocorrem até o dia05 de agosto na residência da Professora Dodoca na rua Souzandrade.

Gestão de microempresas

A gestão empresarial está diretamente ligada à administração, gerenciamento e controle, e por isso, é de fundamental importância para o seu negócio. Então venha saber como a gestão funciona nas microempresas.

A gestão tem como um dos objetivos prever o problema antes que ele acabe prejudicando a empresa e também, desenvolver atividades de maneira correta, evitando erros e chegando a resultados mais positivos.

O gestor será o responsável por comandar o desempenho de todos os setores e distribuir a responsabilidade para cada uma dos seus funcionários, de forma a fazer com que a empresa cresça.

A gestão empresarial é uma área muito abrangente e vai além de apenas administrar a empresa. Por isso, nós vamos te ajudar a entender como a gestão funciona nas microempresas.

Técnico em Guia de Turismo

O Guia de Turismo é o responsável pela recepção, condução, orientação e assistência de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbito local, regional e nacional. Esse profissional informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos. Apresenta e organiza roteiros de visitas e itinerários turísticos, considerando os interesses e as necessidades do visitante. Atua em organizações públicas e privadas do segmento do turismo, tais como agências de viagem, operadoras turísticas, museus, centros culturais, parques naturais e temáticos, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.