Primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef é realizado em Guimarães

O primeiro Fórum Comunitário do Selo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) aconteceu, na manhã de quinta-feira (25), na Vila Gen, para discutir políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes.

O encontro contou com a participação de estudantes de escolas públicas da cidade e autoridades. O município aderiu o Selo Unicef na edição 2017 a 2020 com o compromisso de elaborar um diagnostico da população de 0 a 18 anos sobre os principais problemas do grupo. Dentre as autoridades estiveram presentes no evento, o prefeito em exercício Osvaldo Gomes e o juiz da comarca de Guimarães Samir Mohana Pinheiro.

Para Fernanda Cardoso, coordenadora do Selo, o encontro com a participação dos alunos das escolas públicas, lideranças comunitárias, autoridades e demais representantes da sociedade qualifica o debate das politicas públicas voltas para crianças e adolescentes. “Aqui nós vamos mostramos como está o nosso município nas politicas públicas e a população opinou no que pode melhorar”, reforçou a coordenadora.

O Fórum foi idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário, com apoio das demais secretarias municipais. O órgão vai promover ações para integração social e ampliar o atendimento aos jovens, atingindo assim a meta para conquista do Selo.

“Várias ações contemplando ai essa juventude, as crianças na área do lazer, esporte, cultura, educação, saúde. Então nossa meta é essa, alcançar essas crianças, tirar elas da vulnerabilidade social e com certeza nós vamos alcançar esse objetivo”, enfatizou a secretária da Sasdecom, Fernanda Cardoso.

Durante o evento foram apresentadas metodologias, reforçando os objetivos do selo, ações realizadas pelo município, destacando que esta é mais uma ação estratégica de participação social obrigatória.

Osvaldo Gomes destacou que o fórum propicia um espaço de discussão, para que representantes da sociedade possam discutir os indicadores das linhas de base, propor ações que melhorem os indicadores e gerar um impacto positivo nas políticas da infância e adolescência no município de Guimarães.