Educação

Prefeitura de Guimarães reune Agricultores Familiares para tratar da chamada pública sobre gêneros alimentícios

A Prefeitura Municipal de Guimarães por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou na segunda-feira passada, dia 16 de julho, uma reunião com agricultores e empreendedores familiares. A atividade faz parte do cronograma do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação e o objetivo foi apresentar a Chamada Pública N° 002/2018 que trata da aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do Empreendedor Familiar Rural para atender as escolas e creches municipais durante o período letivo de 2018.

Durante a reunião foi relatado a importância da inserção de produtos da agricultura familiar na merenda escolar. Ressaltou-se que seguindo a determinação do prefeito em exercício, Osvaldo Gomes, a prefeitura está empenhada em melhorar cada vez mais o cardápio da merenda escolar das crianças que estudam na rede municipal de ensino com produtos locais, pois com a inclusão dos produtos da agricultura familiar, a prefeitura garante uma alimentação saudável para as crianças, e além disso prioriza a produção local.

Ainda no encontro a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação Nayara Farias apresentou o edital da chamada pública para os agricultores terem conhecimento acerca das normas exigidas para fornecimento dos produtos da agricultura familiar. Destacando que a chamada pública é um certame que tem por objetivo a aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar e que a aquisição desses produtos corresponde a 30% do repasse de recursos do governo federal através do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)

Participaram do evento uma comissão da secretaria de educação juntamente com o presidente da CPL, que analisaram os envelopes entregues com as documentações dos agricultores interessados e as propostas de venda dos produtos nos quais pretendem concorrer. Além de suas documentações, os agricultores e empreendedores familiares apresentaram amostras dos alimentos que estavam concorrendo no certame.