Alunos são certificados em cursos de agricultura orgânica e inglês básico

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), através da articulação do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em parceria com a prefeitura de Guimarães formou  76 alunos nos cursos de agricultura orgânica e inglês básico. As formações aconteceram na modalidade Formação Inicial Continuada (FIC). A certificação ocorreu durante a manhã de quinta-feira (12) no Ginásio Poliesportivo de Damásio, e contou com a presença de alunos, professores, autoridades e pessoas da comunidade.

A cerimônia de certificação contou com a presença da coordenadora das unidades vocacionais do Iema, Josélia Castro, representando o reitor do Iema, Jhonatan Almada, da presidenta do STTR-GMS Iracema Martins, do vereador Valmir Goulart, da secretária de Produção, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Lourdes Camargo.

O curso contou com a participação de alunos da Sede e das comunidades quilombolas de Damásio, Lago do Sapateiro, Caratiua, Cumum, Macajubal e Porto do Rosário. O técnico agrícola José Mario ministrou o curso de agricultura orgânica utilizando como campo experimental o quintal da creche anjinhos de Deus, onde foi construída uma horta pelos alunos do curso. Já o curso de inglês básico foi ministrado pela professora Lucivania, em outro momento serão oferecidos cursos de inglês intermediário e avançado.

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) tem a finalidade de capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente.

Essa modalidade de ensino tem como característica a constante modernização das programações e grades curriculares. Com isso, os alunos aprendem novas competências e atualizam saberes com foco no desempenho de uma função/atividade específica.

As ofertas desses cursos são destinadas a pessoas com escolaridade variável, além de acontecer em um curto espaço de tempo o que permite o rápido aprendizado e a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos.