NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O HOSPITAL MUNICIPAL MARIA ALICE COUTINHO

A Prefeitura de Guimarães vem, neste ato, prestar esclarecimentos à
população vimarense em virtude de notícias veiculadas concernentes ao Hospital Municipal Maria Alice Coutinho.

O Hospital Municipal funciona num prédio antigo, cuja construção foi iniciada nos anos 1970 sob regime de mutirão e inaugurado ao final dos anos 70 como unidade básica de saúde. O prédio, portanto, não foi construído observando as normas e padrões atuais exigidos pelo Ministério da Saúde.

A última reforma e ampliação do prédio foi feita entre os anos de 1987/1988, autorizada pelo então Secretário de Estado da Saúde Dr. Jackson Lago no Governo Epitácio Cafeteira. De lá para cá foram feitas apenas reparos paliativos, faz-se necessário uma ampla e verdadeira reforma para que realmente sejam solucionados problemas estruturais antigos como a mudança do telhado e das instalações elétricas feitas ainda no ano de 1988.

Infelizmente o município não dispõe no momento de recursos financeiros para realizar a reforma que o hospital precisa e a população de Guimarães merece. É necessário o auxílio do governo federal ou do governo estadual, de forma direta ou através de emendas parlamentares. A administração municipal já solicitou esse auxílio financeiro e está aguardando a finalização de tramites burocráticos para saber se poderá contar com esses recursos para reformar e equipar o Hospital Municipal.

Enquanto aguarda a liberação de recursos externos, o prefeito em exercício Osvaldo Gomes, em recente vistoria ao Hospital Municipal, acompanhado da Secretária de Saúde Rose Marinho, determinou a adoção de medidas para melhorar o atendimento aos pacientes, acompanhantes e funcionários, além de melhorias na estrutura física do prédio que serão adotadas em caráter de urgência. Ficou definido também que senhora Marinalva Lopes, estará substituindo provisoriamente a diretora Conceição que se recupera de uma cirurgia.

Com relação a algumas informações vinculadas, a prefeitura esclarece que:

A ambulância nova, fruto de um convenio com o governo do Estado, já fez a primeira revisão logo que completou a quilometragem exigida. Está sendo providenciada a licitação para a compra de pneus novos.

Os funcionários estão com os salários de 2018 em dias, faltando quitar 2 meses de 2017, que está sendo providenciado.

O lixo é recolhido e incinerado em lugar próprio para isso. O recolhimento é feito em carro próprio.

O hospital disponibiliza sim copos descartáveis a seus usuários.

Está sendo feito sim a limpeza no hospital.

O hospital funciona com médicos em regime de 24 horas.

A Prefeitura de Guimarães e a direção do Hospital Municipal reafirmam o compromisso de
buscar sempre atender a população com qualidade e respeito, e conforme a
necessidade dos usuários, com total igualdade e transparência.

Guimarães-MA, 21 de junho de 2018