Osvaldo Gomes participa de entrega de equipamentos de apoio à economia regional

Aconteceu na manhã do último domingo, (10), no município de Central do Maranhão, a entrega de um caminhão, dos kits Feira da Agricultura familiar e equipamentos de apoio à comercialização dos produtos da agricultura familiar para o Território do Litoral Ocidental Maranhense. A entrega aconteceu durante a Feira Centenária, momento em que acontece a feira-livre, que é tradicional na cidade e na região, recebendo aos domingos centenas de pessoas, são comerciantes, produtores rurais, agricultores familiares e consumidores de municípios da Baixada e do Litoral Ocidental.

O prefeito em exercício Osvaldo Gomes participou da solenidade, juntamente com os prefeitos de Cururupu, e Mirinzal e de diversas autoridades estaduais e regionais. O caminhão foi entregue ao Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) do Litoral Ocidental juntamente com outros equipamentos de apoio à comercialização na região, destinados a realização das feiras itinerantes nos 09 municípios do Território.

O veículo é proveniente do projeto de infraestrutura e serviços em Territórios Rurais (Proinf), elaborados pelos colegiados de Desenvolvimento Territorial e executados pela SAF. A entidade recebeu, também, equipamentos como caixa de som, barracas, mesas e cadeiras, que darão suporte ao projeto das feiras itinerantes nos municípios do Território Litoral Ocidental.

Para o diretor do Codeter no Território, o vimarense Antonio Claudio Martins, que recebeu as chaves do caminhão e representou todos os municípios na solenidade, o apoio do Governo do Estado fortalece à agricultura familiar local.

“Com todos esses benefícios recebidos do Governo do Estado, vamos aliar a experiência do nosso povo, com o suporte técnico para escoar a nossa produção”, frisou Antonio Claudio.

Titular da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça defende que a presença do Governo fortalece a agricultura familiar, as entidades regionais, e estimula a economia do Território.

“O objetivo do Sistema SAF é garantir o desenvolvimento dos agricultores e agricultoras familiares. Tivemos a honra de proporcionar mais benefícios para centenas de famílias rurais, em um espaço diversificado como a Feira Centenária, diferente de todas que já visitei pelo Maranhão, incentivando ainda mais a produção do Território”, completou o secretário.

Além da pasta de Agricultura Familiar, o Sistema SAF é formado pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma/MA).

Participaram da entrega o  Secretário da SEIR, Gerson Pinheiro; o gestor da Agerp Pinheiro, Alexandre Frazão; o secretário adjunto da SAF , João Jorge Lobato; o representante da CODETER, Antônio Claudio; o coordenador dos escritórios regionais da Agerp, Aldean Cavalgante; a diretora executiva do Conguaras, Bruna Lima; os prefeitos de Cururupu, Rosinha Chaves; de Mirinzal, Jadilson Coelho; de Guimarães, Osvaldo Gomes; diversos secretários municipais e lideranças políticas da região.

Mais em Agricultura