Saúde

Realizada II Caminhada de luta antimanicomial em Guimarães

Ocorreu hoje pela manhã pelas principais ruas da cidade de Guimarães, a II Caminhada de luta antimanicomial. A atividade foi organizada pelo CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, usuários do CAPS, familiares, profissionais, estudantes e amigos.

A atividade acontece em comemoração ao dia 18 de maio que é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Através da caminhada, busca-se conscientizar a sociedade acerca da importância do respeito com os pacientes com transtorno mental. No passado, essas pessoas foram tratadas nos manicômios, nos hospitais psiquiátricos, de forma violenta. Hoje, a sociedade, a partir da luta antimanicomial, tem que pensar em novas formas de cuidado, de inserção, novas formas de lidar com pessoas com transtorno mental persistente e severo.

Em inúmeras vezes, a discriminação sofrida pelos pacientes com transtorno mental prejudica a busca pelo tratamento e assistência. Já que a pessoa que está precisando de um tratamento tem receio de do momento em que adentrar nos serviços oferecidos pelo CAPS alguém veja e identifique. Porém o CAPS é frequentado e pode ser frequentado por todo e qualquer cidadão. Todo mundo está sujeito a qualquer momento a ter algum tipo de depressão, a qualquer tipo de transtorno, por isso, o preconceito tem que acabar partindo de cada um de nós.

O Movimento da Luta Antimanicomial nasceu no Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, em 1987, em Baurú, com o lema “por uma sociedade sem manicômios”. Denunciava-se abusos e violação de direitos humanos sofridos pelos usuários da saúde mental dentro dos manicômios. Lutava-se pelo fim desse tipo de tratamento e pela instalação de serviços alternativos.

Uma das conquistas desse movimento foi a Lei 10.216/2001, que determina o fechamento progressivo dos hospitais psiquiátricos e a instalação de serviços substitutivos. Desde então, o Brasil tem fechado leitos psiquiátricos e aberto serviços substitutivos: os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), as Residências Terapêuticas, Programas de Redução de Danos, Centros de Convivências, as Oficinas de Geração de Renda, etc.

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!